top of page
  • Foto do escritorFabiano Raupp

Desafios da Liderança Contemporânea

Atualizado: 30 de dez. de 2023

A perspectiva da Flexibilidade Psicológica como habilidade essencial.


O campo teórico sobre liderança é vasto e diversificado, repleto de inúmeras abordagens e guias de boas práticas. Ao longo dos anos tivemos abundantes teorias que contribuíram para o seu entendimento em diversos contextos e, embora nos proporcionem insights valiosos atemporais, pretendo trazer aqui uma reflexão contemporânea e baseada em minha experiência no desenvolvimento de líderes, focando em como podem se instrumentalizar com comportamentos mais favoráveis a este mundo em acelerado movimento.


Sabemos que a adaptabilidade é uma competência imprescindível e que para suportar eventos imprevistos, não lineares e ambíguos, é preciso buscar equilíbrio e flexibilidade entre os variados papéis desempenhados na vida profissional e pessoal.


A carga emocional para manter isso tudo se movendo em sintonia é imensa, e aí só você sabe o que isso significa, sendo capaz de desencadear níveis elevados de estresse e ansiedade e, em alguns casos, Burnout. A necessidade constante de se lidar com situações imprevistas leva à fadiga mental e os líderes consequentemente entram em contato com a sensação de exaustão devido ao esforço necessário para manter o ritmo neste contexto atordoante. A falta de clareza e previsibilidade tende a fazê-los questionar suas habilidades e decisões, resultando em uma autoimagem negativa e equipes desengajadas.


Bem, mas afinal, isso não é novidade! Como podemos então lidar de forma mais assertiva com estes desafios? Primeiramente observar que a abordagem tradicional de liderança hierárquica necessita ser repensada e os líderes precisam se conectar com uma mentalidade colaborativa, orientada a redes e adaptada a equipes multifuncionais e distribuídas. Este ponto de vista exige uma conduta flexível e uma abertura de perspectiva que proporcione uma visão consciente sobre si mesmo e o todo ao ser redor. Esta concepção nos leva ao encontro de uma habilidade denominada “Flexibilidade Psicológica”.


O treinamento da Flexibilidade Psicológica, proporciona uma perspectiva inovadora para fortalecer o Mindset do líder, que implica no desenvolvimento da capacidade de atenção com qualidade ao momento presente (pensamento


s, ações, sensações, sentimentos, etc), na clarificação do que é valoroso para si (onde sua bussola interna aponta), no reconhecimento de seus principais obstáculos internos, seus comportamentos de esquiva quando fica preso em gatilhos mentais, na aceitação de forma leve ao que não estiver em sua zona de controle e ao comprometimento com comportamentos mais adaptáveis, coerentes e que o aproximam do líder que deseja ser.


Este novo olhar vai além de fortalecer a liderança, mas também inspira a equipe. Líderes que demonstram essa qualidade têm a capacidade de criar um ambiente de trabalho positivo, incentivando também os seus colaboradores a enfrentarem desafios com confiança e determinação. Isso cria uma cultura de aprendizado, inovação e leveza, onde todos se sentem à vontade para mostrar suas próprias vulnerabilidades, a fim de que todos contribuam e cresçam em conjunto.




12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page